quinta-feira, 18 de abril de 2013

Equipe Turistas

 
 
 
Saímos de Quatro Barras às 7:30 e Chegamos na Lapa  ás 9:00,fomos divididos em dois grupos , com o professor de Física (rodrigo) e de Matemática ( Nadia ).Nossa equipe ficou com a professora Nadia:

O Cerco da Lapa -

- O cerco da lapa iniciou-se no dia 17 de janeiro de 1894,quando tropas legalistas republicanas entraram em confronto forças Federalistas, na cidade da Lapa . Os combates tiveram início no Rio Grande do Sul, berço do movimento revolucionário, e percorreu três estados da Região Sul até alcançar o Rio de Janeiro- então capital da República - com o objetivo de depor o Marechal Peixoto.
- Na Lapa, um batalhão de 639 homens formados por forças republicanas ( pica-paus) , chefiado pelo general Antônio Ernesto Gomes Carneiro, resistiu ás forças revolucionárias formadas por cerca de 3 mil combatentes ( maragatos ), membros do Exército Libertador, comandados por Gumercindo Saraiva. Após 26 dias de combate, o general Gomes Carneiro foi morto , assim como 500 homens.

Museu das armas:

- Foi a primeira casa de detenção da cidade, construída na metade do século XIX e inaugurada em 1.868. O Plano para a construção da obra de cadeia foi feito em 1839, mas somente onze anos mais tarde, em 1848 foi dado início à obra, que foi inaugurada quase trinta anos após a sua edificação.
Atualmente em seu andar superior está a Câmara de Vereadores, e no pavimento térreo, desde 1993, o Museu de Armas :




Casa Lacerda :

O museu Casa Lacerda presta ainda uma homenagem a todos que lutaram no Cerco da Lapa. Foi ali que aconteceu a assinatura da Ata de Capitalização em 1894, pelo coronel Joaquim Lacerda, depois da morte em combate do General Carneiro, quando os maragatos se renderam ao regime federalista.

- A casa Lacerda é muito linda e cheia de Histórias...

-Teatro -


O Tetro São João tem mais de 130 anos e foi construído a partir de uma iniciativa da Associação Literária. O projeto contou com uma mistura de estilos: o palco é Italiano.
O Teatro já serviu como enfermaria na época do Cerco. Havia também um poço embaixo do palco para melhorar a acústica do local. Quando não dava tempo de enterrar alguns mortos, os corpos eram jogados no próprio poço. Hoje em dia, o poço encontra-se lacrado.

 

 
 

 
 
 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Equipe: Armo a Capa ...Lapa...


Nosso passeio pela Lapa começou pelo Museu das Armas.


O Museu das Armas antigamente era uma prisão de segurança máxima na parte da frente ficavam os prisioneiro, no centro os presos mais perigosos e no fundo as mulheres prisioneiras. Alguns tempos depois foi uma escola, então eles modificaram algumas coisas na arquitetura da casa, pouco tempo depois o lugar viro um museu de armar e então reconstituirão a arquitetura original, a porta de entrada tem aproximadamente quatro metros de altura, as armas que estão no museu pertencem a um só proprietário algumas
armas são da segunda guerra mundial.

Algumas armas que estão no Museu.











 Também visitamos o Panteon dos Heroes

  Nesse local estão  gravados os nomes de todos os soldados que participaram do Cerco da Lapa.


O  próximo lugar a ser visitado foi a Casa Lacerda



Na Casa Lacerda é uma casa de época e é uma casa extremamente conservada, foi construída pelo comerciante português Manoel José Correia de Lacerda, pai do Coronel Joaquim Rezende Correia de Lacerda.Nesse local nasceram 11 filhos e diz a lenda que o espirito de um dos filhos que morreu ainda circula pela casa.







Depois fomos visitar o Teatro São João 


Antigamente quando se ia assistir alguma peça de teatro ou algo do gênero cada um tinha que levar sua cadeira de casa. 
O teatro servil como enfermaria no tempo do cerco la tinha uma passagem que dava no hospital e ela existia para as pessoas não precisarem sair para fora pois era muito perigoso.

Logo depois fomos ao Museu Histórico





Aqui e o antigo hospital onde tinha uma passagem para o teatro, atualmente a passagem e fechada por motivos de segurança.
Nesse local histórico tem algumas armas que foram usadas no cerco, a cama que morreu o Coroneu seguido de uma tela que relada a cena da morte do coroneu e alguns objetos dele.
Também tem a sala do tribunal.

Depois de visitarmos esses lugares fomos a igreja Matriz de Santo Antonio

Então voltamos para aonde o ônibus estava e ainda não estava na hora de irmos embora então fomos em cinco alunos com a professora Nádia ate o Santuário de São Benedito. 
Mais infelizmente estava fechado mais mesmo assim ficamos na escadaria ate dar a hora de ir embora.
FIM.







Forasteiros



Diário De Bordo Para A Lapa

21 de março de 2013

                Às 7 horas da manhã saímos de Quatro Barras, fomos de ônibus até a Lapa, durante o tempo que ficamos no ônibus fizemos muita ‘’farra’’ e chegamos ao centro da Lapa às 9 horas.
                Quando chegamos lá na praça em que o ônibus ficou,fizemos um ‘’harlem shake’’ que por sinal foi muito divertido. Durante o tempo que ficamos lá no centro da Lapa, visitamos a Casa Das Armas que era também a cadeia e onde ficavam as armas usadas na Revolução Federalista. 



Logo depois fomos até o Pantheon  Dos Heroes, para chegar no Pantheon passamos na frente da Casa Dos Cavalinhos,lá no Pantheon nos decepcionamos,pois achamos que teriam mais atrações e lá só haviam bustos e plaquetam que retratavam os heróis falecidos na guerra. 



Depois seguimos à Casa Lacerda, onde o Coronel Joaquim de Rezende Correia Lacerda passou sua vida, ele foi um herói no Cerco da Lapa.


 Depois  fomos até a praça central da cidade, que fica ao lado do Theatro,do Museu Histórico e da Igreja Matriz de Santo Antônio, e visitamos esses três pontos. 

Igreja Matriz de Sto. Antônio

Theatro São João
Museu Histórico

Depois fomos só em 5 alunos e a professora Nádia até o Santuário de São Benedito e ficamos até a hora de voltarmos.

                Partimos do centro da Lapa às 11:30 da manhã e fomos ao assentamento sem terra.Lá almoçamos uma comida que é cultivada e colhida por eles. Depois assistimos a uma palestra que durou 2 horas e que foi de certa forma ‘’chata’’.


                                                             Palestra

Logo depois fomos a horta dos assentados e conhecemos um pouco mais sobre a agricultura.
                Na volta, acabamos fazendo uma ‘’rave’’ dentro do ônibus que foi muito divertida. Chegamos em Quatro Barras às 8:30 da noite, e depois todos foram para suas respectivas casas.   

Welcome to Lapa

WELCOME TO LAPA
equipe: Califórnia


Mapa da Lapa

Iniciamos nossa viagem pela cidade da Lapa passando por alguns pontos turísticos mais visitados. O principal ponto de parada foi a famosa casa Lacerda onde residiu a família de Manoel José Correa de Lacerda entre os anos de 1842 à 1845.

imagem: Jardim Principal, Casa Lacerda - Lapa PR

Uma das principais curiosidades da casa é que não existe divisão entre os cômodos e os quartos são separados por cores. 
O banheiro é uma das partes mais interessantes e bonita da casa pois lá ainda existem alguns artefatos conservados da época em que a família Lacerda viveu ali.




Alguns utensílios estão no banheiro ainda e podemos perceber que antigamente para se fazer a baraba era muito mais complicado e mais fácil para se machucar.


.

A Casa Lacerda foi tombada em primeiro de abril de 1983 e foi reconstruída em alvenaria de pedra com paredes internas de estuque.

PANTHEON dos HEROS

É uma obra inestimável de alto valor histórico , edificado em 1944 por ocasião do cinquentenário do Cerco da Lapa , onde descansam os que tombaram na resistência aos federalistas de 1894.




CASA DE CÂMARA E CADEIA

Foi a primeira casa de detenção da cidade. Hoje abriga um acervo particular de armas referente a Revolução Federalista.


Ao final do dia voltamos para casa cansados após uma longa viagem.





terça-feira, 2 de abril de 2013

Lapa


Lapa

município da Lapa possui 2.094 Km² de extensão. É o quinto maior território do estado do Paraná. Localizada a uma altitude de 908 metros acima do mar, a Lapa está na Região Sudestes do estado no Planalto Meridional. Tem o clima mesotérmico brando.
A principal atividade econômica do município é a agricultura. Tem um pólo industrial próximo ao centro da cidade em pleno desenvolvimento e atividades comerciais.

Primórdios

Aleixo Garcia comandou a Bandeira Paulista em 1526 que foram as primeiras na região dos Campos Gerais. Mas tarde os bandeirantes Pedro Lobo e Francisco Chagas em 1531 passaram pela região. Mas foi o terceiro  visitante da região, Alvar Nuñez Cabeza de Vacca, em 1541, então governador da Província do Rio da Prata, com a intenção de tomar posse para a Coroa de Castela, das terras situadas a Oeste da linha estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, Cabeza de Vacca atravessou a Serra do Mar, o Rio Iguaçu e chagou aos Campos Gerais.
No século XXVIII por conseqüências das atividades de mineração, o povoamento do território paranaense se restringia principalmente ao litoral e a região de Curitiba. Apenas ao norte da Vila de Curitiba existiam algumas fazendas de gado. O surgimento a altos preços pagos em ouro pelo gado expandiu esse comércio. Em função do mercado forte em Minas Gerais, as fazendas do Rio Grande do Sul passaram a suprir o mercado mineiro. Na inexistência de estradas entre o Rio Grande do Sul e Curitiba para a subida das tropas de gado do RGS, foi mandado pelo governador de São Paulo abrir uma estrada que ligasse o Rio Grande do Sul até a região dos Campos Gerais.
Após as expedições bandeirantes que vieram do Norte e do Sul para essa região abrindo estradas, Manoel Rodrigues da Mota refez a estrada. Por seus esforços aquela estrada passou a se chamar Estrada do Mota, que mais tarde foi alterado para estrada da Mata. Esse trecho de estrada fazia parte da que viria a ser chamada de Caminho do Viamão, que ligava o Rio Grande do Sul até Sorocaba em São Paulo. Essa estrada foi construída em 1708.
O povoamento de Lapa data, ao que tudo indica, de 1731, quando foi aberta a estrada de Curitiba para Viamão (Rio Grande do Sul) em meio ao caminho de Rio Negro a Curitiba. Parada e ponto final da etapa diária dos tropeiros, que de manhã deixavam as margens do rio Negro, a região era provida de boas pastagens e terras férteis. Ao longo da estrada foram se estabelecendo vários “pousos” ou “invernadas”, locais apropriados para a engorda do gado antes de prosseguir viagem em direção à Sorocaba. Esses fatores, fundamentais ao povoamento , atraíram os primeiros povoadores - João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva.
Em meados do século XVIII, já era elevado o número de habitantes do arraial , onde se erguia uma tosca capelinha sob a invocação de Nossa Senhora do Capão Alto, construída pelos padres carmelitas do Tamanduá. O desenvolvimento dos “pousos” na beira do Caminho do Viamão deu origem às principais cidades da região até o século XIX, como Rio Negro, Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva e a Lapa.

                                          Casa de Câmara e Cadeia



                                               Pantheon dos Heroes 


Casa Lacerda


Igreja Matriz de Sto Antonio


.