quinta-feira, 18 de abril de 2013

Equipe Turistas

 
 
 
Saímos de Quatro Barras às 7:30 e Chegamos na Lapa  ás 9:00,fomos divididos em dois grupos , com o professor de Física (rodrigo) e de Matemática ( Nadia ).Nossa equipe ficou com a professora Nadia:

O Cerco da Lapa -

- O cerco da lapa iniciou-se no dia 17 de janeiro de 1894,quando tropas legalistas republicanas entraram em confronto forças Federalistas, na cidade da Lapa . Os combates tiveram início no Rio Grande do Sul, berço do movimento revolucionário, e percorreu três estados da Região Sul até alcançar o Rio de Janeiro- então capital da República - com o objetivo de depor o Marechal Peixoto.
- Na Lapa, um batalhão de 639 homens formados por forças republicanas ( pica-paus) , chefiado pelo general Antônio Ernesto Gomes Carneiro, resistiu ás forças revolucionárias formadas por cerca de 3 mil combatentes ( maragatos ), membros do Exército Libertador, comandados por Gumercindo Saraiva. Após 26 dias de combate, o general Gomes Carneiro foi morto , assim como 500 homens.

Museu das armas:

- Foi a primeira casa de detenção da cidade, construída na metade do século XIX e inaugurada em 1.868. O Plano para a construção da obra de cadeia foi feito em 1839, mas somente onze anos mais tarde, em 1848 foi dado início à obra, que foi inaugurada quase trinta anos após a sua edificação.
Atualmente em seu andar superior está a Câmara de Vereadores, e no pavimento térreo, desde 1993, o Museu de Armas :




Casa Lacerda :

O museu Casa Lacerda presta ainda uma homenagem a todos que lutaram no Cerco da Lapa. Foi ali que aconteceu a assinatura da Ata de Capitalização em 1894, pelo coronel Joaquim Lacerda, depois da morte em combate do General Carneiro, quando os maragatos se renderam ao regime federalista.

- A casa Lacerda é muito linda e cheia de Histórias...

-Teatro -


O Tetro São João tem mais de 130 anos e foi construído a partir de uma iniciativa da Associação Literária. O projeto contou com uma mistura de estilos: o palco é Italiano.
O Teatro já serviu como enfermaria na época do Cerco. Havia também um poço embaixo do palco para melhorar a acústica do local. Quando não dava tempo de enterrar alguns mortos, os corpos eram jogados no próprio poço. Hoje em dia, o poço encontra-se lacrado.

 

 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário